O Catálogo

 

A publicação em DVD-ROM "35 Anos de Vídeo Independente de Brasília" é o resultado de uma pesquisa que tem por objetivo apresentar a produção em vídeo feita por realizadores da capital, Brasília. Traz pouco mais de cem obras realizadas ao largo de quase quatro décadas, com suas fichas técnicas - os dados que conseguimos-, e que foram reunidas com o olhar da diversidade e da representatividade. É um banco de dados gravado em um disco, com suas limitações de processamento em computadores e tambem como mídia em extinção, o DVD; sobretudo pelo minúsculo espaço, diante da grandeza dos formatos de arquivos e da proporção que alcança o universo do audiovisual local.

Buscamos incluir as obras pioneiras, resgatadas com dificuldade, durante mais de vinte anos, a partir de fitas dos mais diferentes formatos e estados de conservação. São trabalhos únicos e históricos. Diversas obras precisaram passar por repetidas fases de digitalização e exigiram cuidados de restauração, por vezes demorados e exaustivos. O esforço de resgate histórico foi recompensado. É nossa memória que agradece.

Trouxemos ao catálogo tambem trabalhos mais recentes, de jovens estudantes e produtores independentes; gravados já com tecnologia e suporte digital. São centenas de obras; o que nos exigiu um trabalho de seleção e atenção. O perigo da exclusão de obras significativas existe e tentamos evita-lo, nem sempre com sucesso.

Acreditamos ter reunido uma amostra sensível do que foi produzido em Brasília, mas não temos a pretensão de afirmar que seja uma seleção única. Pelo contrário, buscamos tambem o melhor e mais representativo dentro do disponível. Muitas obras que desejávamos para compor a seleção não nos foi possível incluir, por dificuldades as mais variadas. Apresentamos ao público um trabalho aberto, um acervo que sirva como fonte de pesquisa e que inspire novos realizadores.